Residencial para Idosos

Construção de Residencial para Idosos no Bairro do Horto Florestal

O residencial para idosos Casa Luz do Caminho surgiu da necessidade em acolher os moradores de um abrigo público da Prefeitura de SP que iria fechar e o fundador que oferecia trabalho voluntário no local se mobilizou com um grupo de amigos para acolhê-los.

A Casa foi criada e estabelecida em um imóvel alugado e adaptado no Bairro do Horto Florestal e quando surgiu a oportunidade de adquirir a sede própria, em 2018, foi iniciado o projeto de arquitetura da edificação.

O programa do residencial exigia 20 vagas de residentes, área de refeitório, sala de convivência, 2 banheiros acessíveis, 1 lavabo acessível, enfermaria, salão de eventos, depósito, área de serviço, cozinha e administração; em um imóvel que possuía a testada estreita, declive acentuado e impossibilitado de utilizar as laterais do imóvel para executar as aberturas dos ambientes.

A proposta do projeto foi manter no nível da rua os usos mais utilizados pelos idosos como dormitórios, banheiros e áreas de convivência possibilitando maior acessibilidade e no pavimento inferior seria locado o salão de eventos, lavanderia, depósito e administração, com acesso através de rampa e plataforma de acessibilidade.

Na parte frontal do terreno foram distribuídas as áreas de convivência e uso comum; na parte posterior os dormitórios e banheiros, os quais foram implantados nos limites laterais do lote com o acesso e aberturas de ventilação-iluminação voltados para uma praça central de uso comum, onde os residentes podem tomar sol, confraternizar e praticar atividades de fisioterapia.

O residencial foi projetado com o objetivo principal o acolhimento de seus usuários, porém com conforto, segurança e acessibilidade, preservando a autonomia e incentivando momentos de descontração com empatia e respeito neste momento da vida de grande vulnerabilidade física e emocional.