Residência para PNE

Reforma de Residência para adequação ao uso de PNE (Pessoa com Necessidades Especiais)

Nossa cliente adquiriu um sobrado de 3 pavimentos da década de 70, necessitando de reparos gerais nas instalações e acabamentos, mas principalmente adequações às suas necessidades especiais.

Ao pensar em uma residência que possui 2 lances de escadas para obter o acesso da via pública ao dormitório, banheiros onde a porta abra em torno de 60% ou o chuveiro esteja localizado sobre a bacia sanitária; adaptá-la para uma pessoa com necessidades especiais nos levou a ter como premissa a autonomia, mobilidade e principalmente a segurança da moradora.

O projeto foi desenvolvido sobre a proposta de instalar uma plataforma de acessibilidade com 3 paradas, partindo do nível da rua onde está localizada a garagem, uma 2ª parada no 1º pavimento onde estão localizadas as áreas sociais da residência (sala de estar, jantar, copa, cozinha, lavanderia, lavabo, área externa da varanda e jardim) e uma 3ª parada no 2º pavimento onde estão localizadas as áreas intimas da residência (suíte, dormitório de hóspedes, home-office); garantindo desta forma a circulação entre todos os pavimentos com independência e segurança, possibilitando uma vida ativa e sem restrições de locomoção dentro do próprio lar.

Foram propostas intervenções em algumas áreas internas da residência para garantir amplitude e eficiência; como a demolição total do banho da suíte que possui largura interna de 80cm e a bacia sanitária que está instalada embaixo do chuveiro.

A residência possui 4 dormitórios no 2º pavimento, sendo que 1 deles será demolido para executar o novo banheiro acessível da suíte e respectivamente ampliar a área do dormitório; será instalado um segundo caixilho de reuso do dormitório demolido, proporcionando maior amplitude para circulação de ar e luminosidade.

O banheiro de hóspedes também será totalmente reformado devido a situação dos acabamentos, instalações elétricas e hidrosanitárias; além de reformular o layout com o uso de novas peças sanitárias que propiciam a acessiblidade à moradora.

Nos dois dormitórios restantes serão tratados revestimentos do piso existente, otimizando instalações elétricas e luminotécnica conforme o uso proposto.

No 1º pavimento o lavabo existente será parcialmente demolido e ampliado devido ao teto inclinado sob a escada que impossibilita a abertura completa da porta dificultando o acesso e uso do banheiro; será alterado layout e instalada porta de correr viabilizando pleno acesso da moradora.

Os ambientes da sala de estar, jantar, copa e cozinha sofrerão intervenção para instalação da plataforma, abertura da porta balcão na copa com vista para a área do jardim, alteração da bancada da pia da cozinha, além da alteração dos acabamentos, otimização do layout, instalações elétricas, iluminação e forro de gesso

No pavimento térreo onde se encontra a garagem será escavado e estruturado o acesso à plataforma para que sua circulação seja através da área interna da residência além da alteração dos portões de acesso à pedestre e veículos viabilizando a automação e acesso com maior segurança.

De forma geral na residência foram propostas intervenções básicas em todos os ambientes para torná-los acessíveis, confortáveis e seguros, com a implantação de pisos antiderrapantes em áreas molhadas, sanitários com barras de apoio, desníveis de no máximo 1.5cm, iluminação eficiente nos ambientes e principalmente nas áreas de circulação, espaço livre para circulação evitando colisões, caixilhos e móveis com porta de correr e puxadores adequados, bancadas e armários com altura adequada.

A implantação de automação em uma residência com moradores que possuem necessidades especiais ou idosos vai muito além do luxo, ela é cada vez mais utilizada como grande aliada no aumento de qualidade de vida a este usuário, com o avanço da tecnologia ela proporciona segurança, conforto e comunicação, além de reduzir barreiras físicas tão relevante em caso de acidentes domésticos.

Um imóvel projetado com arquitetura inclusiva possibilita o uso por pessoas com todas as características e habilidades físicas, sejam crianças, idosos ou portadores de necessidades especiais, além de melhorar a qualidade espacial propicia maior interação social de seus moradores, que consequentemente traz qualidade de vida.