Colégio CCA

Projeto de Escola de Educação Infantil

O projeto da Escola de Educação Infantil foi solicitado pelos proprietários do estabelecimento para complementar o serviço oferecido pela instituição, o qual já era constituído pelo o Ensino Fundamental e Ensino Médio; porém havia o desejo em executar uma arquitetura lúdica no bloco da educação infantil, desta forma foram utilizados cores primárias nos revestimentos, caixilhos, brises, guarda-corpos e no bloco de sanitários que se destaca do restante da edificação como uma caixa amarela em balanço que possui um grande caixilho permitindo a visualização de toda a instituição.

A instituição é formada por 3 blocos principais: Ensino Fundamental e Médio, Novo Auditório e Nova Educação Infantil, com o acesso comum entre os 3 no pavimento térreo onde também se localizam os serviços da instituição.

Foi criada também uma rampa para acessibilidade de uso comum entre os blocos de Educação infantil e Ensino Fundamental-Médio, interligadas em cada pavimento através de uma passarela metálica.

Para o programa da escola infantil havia a necessidade em atender a demanda de 8 salas de aulas, sendo 2 berçários e 6 pré-escola, sala de professores, brinquedoteca, refeitório, sanitários com chuveiros. 

A área de embarque e desembarque das crianças com o acesso exclusivo, através da rua aos fundos da instituição, no nível inferior ao pátio do colégio e ligada diretamente às salas de aulas da educação infantil, evitando a circulação cruzada com os outros alunos e possíveis acidentes com os menores, além de uma melhor logística entre os pais.

A fachada do bloco onde existem as aberturas das salas de aula estão voltadas para a face Sudeste, onde há menor incidência de luz solar e maior passagem de correntes de ar frio; desta forma foi proposto a vedação das salas na fachada de face Noroeste com grandes portas balcão de vidros laminados, onde a sala possa ser aberta e integrada ao corredor de circulação, o qual é vedado com “brises metálicos coloridos”, proporcionando amplitude ao ambiente, visibilidade da área verde no parque infantil e a incidência controlada de luz solar e ventilação.

A Escola de Educação Infantil mesmo sendo parte de um complexo educacional onde há oferta de uma grande infraestrutura possibilitando o aluno seguir até o Ensino Médio não perdeu sua identidade lúdica, o conforto ambiental, segurança e principalmente o aconchego tão essencial neste período da formação da criança onde convive grande parte do seu dia; proporcionado aos pequenos usuários ambientes flexíveis, confortáveis, divertidos onde os raios do sol formam desenhos diversificados ao incidir pelos brises; tornando o local um ambiente prazeroso onde eles desejam frequentar.