Tenho certeza que em algum momento todos já ouviram a frase: “a Arte imita a vida”; estando subordinada ao tempo e à cultura, a arte assume traços e características que variam bastante ao longo do tempo. Umas das mais interessantes características da arte é a preocupação em se pensar e retratar os interesses temáticos, estéticos e as ações humanas.
E este ano não fugimos à regra.
Após um período de tantas mudanças, incertezas e restrições, chega um novo ciclo com a promessa de resiliência e positividade, a necessidade em ser prático sem perder a esperança.
São com estas características que a Pantone* lançou as cores Pantone 2021, o Cinza Ultimate Gray (17-5104) e o Amarelo illuminating (13-0647), com a proposta de cores envolvendo os sentimentos que afloraram durante o ano antecessor; como a necessidade em se fortalecer, buscar vitalidade, energizar-se, ter pensamentos e ideais mais claros, sem todo o medo e a incerteza vivenciada.
“À medida que a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma decisiva de comunicação e uma forma de simbolizar pensamentos e ideias, muitos designers e marcas estão adotando a linguagem da cor para se envolver e se conectar.” –
Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute
*A Pantone LLC é uma empresa sediada em Carlstadt, estado de Nova Jérsei, Estados Unidos. É mundialmente conhecida por seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica, onde é emitido um guia de cores do sistema Pantone e ao selecionar o número da cor desejada a empresa terá as informações necessárias para usar em seu equipamento e reproduzir o produto exatamente como pretendido.
A união do tom frio do Cinza Ultimate Gray e quente do Amarelo illuminating expressam uma mensagem do sólido e o iluminado, trazem a ideia da dualidade que vivenciamos a todo momento, não é apenas uma cor, nem apenas um caminho; é o frio e o quente que se completam, a rocha sólida e o calor do sol, precisamos nos sentirmos firmes e encorajados e assim encontrar o equilíbrio que buscamos.
O primeiro espaço de arte digital da América, a ARTECHOUSE cria exposições e instalações inovadoras e exclusivas nos Estados Unidos. Seu espaço em Nova York, localizado numa sala de caldeiras com mais de 100 anos, no Chelsea Market, servirá como cenário do nosso anúncio digital oficial da Cor do Ano Pantone 2021 direcionado para a mídia e influenciadores nas indústrias de design e criação.
Agora que já sabe quais são as cores do ano Pantone 2021, veja 10 ideias incríveis de como aplica-las em seu lar ou trabalho; como o projeto de nosso escritório, onde utilizamos a cor cinza nos painéis cimenticios no revestimento das paredes com o tom cinza, proporcionando um ar urbano industrial e o uso do amarelo em detalhes da marcenaria e decoração para iluminar e energizar o ambiente.